Visuel rubrique
APRESENTAÇÃO DO CENTRO

O Centro de Mangualde – 50 anos de história

A história do Centro de Produção de Mangualde começou a ser escrita em Setembro de 1962 em Paris, com a decisão da construção da fábrica em Mangualde. À época foi constituída uma Sociedade com um Capital 60% Nacional e 40% Estrangeiro. Em Setembro desse mesmo ano foi dado o início aos trabalhos de terraplanagem.

 

 

No ano seguinte, leia-se 1963, iniciou-se a construção da fábrica.

A produção começou em Fevereiro de 1964, o primeiro veículo made in Centro de Produção Mangualde, foi o carismático 2CV (modelo AZL). A produção nesse ano foi de 472 veículos, à cadência de 2 por dia.

O 2CV resulta de uma reflecção feita no início dos anos 20, segundo o conceito de veículo popular. Estes estudos (concretizados a partir de 1936) dão origem a um primeiro modelo, cuja apresentação e comercialização esteve prevista para Outubro de 1939, mas viria a ser cancelada em função da declaração da 2ª Guerra Mundial. Parcialmente modificado, o 2CV é apresentado oficialmente no Salão de Paris de 1948. A sua produção é iniciada no ano seguinte na fábrica de Levallois e termina apenas 42 anos depois a 27 de Julho de 1990 no CPMG.